Resumo: Vídeo tutorial da página Manual do Mundo que ensina a fazer uma máscara de pano sem costura e sem cola.
Início da transcrição.
Vídeo abre com a imagem em preto e branco do biólogo Atila Iamarino e um efeito sonoro.
(Atila fala)
Minha lâmpada tá caindo.
Atila, então, corre como se estivesse vindo em direção à câmera e fala:
E caiu de vez.
A imagem muda para vários traços de cor azul, vermelha e cinza, com um efeito sonoro. Em seguida, aparece a imagem fechada do apresentador Iberê Thenório, usando uma camisa xadrez nas cores vermelha e azul. No canto do lado direito, aparece o simbolo da página Manual do Mundo. Ao fundo, aparece o cômodo de uma residência em que a parede do lado esquerdo é toda de tijolo marrom claro, com um quadro pendurado. Atrás do apresentador, outra parede branca, com uma janela e um sofá bege no meio e uma porta escura a sua direita. Logo acima, um pouco para trás de Iberê estão dois lustres.
(Iberê fala)
Hoje, eu vou mostrar para vocês um jeito absurdamente simples de fazer uma máscara caseira pra se proteger do coronavírus. Sem cola, sem costura, sem nada.
A imagem abre e aparece o corpo de Iberê da cintura para cima. Ele está encostado em uma mesa de madeira com uma camiseta preta e uma tesoura em cima da mesa. Ao fundo, é possível ver um sofá preto encostado na parede de tijolos, duas arandelas e um tapete com traços de vários tons de marrom.
No centro, embaixo da tela, surge o nome do apresentador.
(Iberê fala)
Se você assiste o Manual do Mundo faz um tempo, você já deve tá perguntando…
Nesse momento, a imagem fica mais próxima do rosto de Iberê, que faz o gesto de esperar com a mão esquerda dele, e continua falando.
(Iberê fala)
Pera aí, pera aí, pera aí, você e o Atila falaram que máscara não adianta coisa nenhuma.
Ocorre um efeito na tela, como se a imagem ficasse distorcida e aparece novamente o biólogo Atila Iamarino, que usa uma camiseta marrom clara com um logo amarelo e uma camisa azul-escura por cima, junto com o apresentador Iberê Thenório, que usa uma camisa xadrez branca e cinza. Eles estão sentados e encostados em uma mesa de madeira. Ao fundo, várias ferramentas penduradas na parede. No centro, embaixo da tela está escrito 10 de março de 2020. Atila fala com um efeito sonoro de distorção da voz.
(Iberê fala)
A maioria das máscaras não resolve.
O mesmo efeito de imagem distorcida acontece e volta para o apresentador Iberê, que fala:
(Iberê fala)
Que que é essa história de máscara caseira agora?
A imagem volta a mostrar Iberê juntamente com a mesa de madeira com uma camiseta preta e uma tesoura.
(Iberê fala)
Ao longo da pandemia, algumas coisas vão mudando e uma mudança importante é essa máscara. Então, eu vou pedir pro Atila explicar porque que isso mudou. Porque agora a gente tem que usar máscara e antes não tinha que usar máscara. Atila explica aí.
Ocorre um efeito na tela, como se a imagem ficasse distorcida e aparece novamente o biólogo Atila Iamarino, usando uma camiseta preta com o desenho do planeta Terra. Atrás dele, uma parede de cor cinza. No centro embaixo da tela aparece escrito Átila Imarino, Biólogo.
(Atila fala)
E aí Mari, e aí Iberê, e aí pessoal, obrigado pela oportunidade de estar aqui de novo conversando com vocês, e eu queria aproveitar para dar mais uma palavrinha sobre por que que a gente mudou a nossa recomendação sobre máscaras para se proteger. Quando começou a pandemia, a gente seguiu a recomendação da OMS, do Ministério da Saúde, que é a de que proteção é para profissionais de saúde, para quem está doente e para quem cuida dos doentes. Essa recomendação continua valendo para o uso de máscaras profissionais, que é a máscara cirúrgica, aquelas máscaras de hiperproteção, que são pro cuidado de quem cuida da gente, de quem está mais exposto ao vírus, que são os profissionais de saúde. Mas, para nós, que estamos por aí circulando, querendo se proteger, também tem as máscaras caseiras. Elas não protegem tão bem quanto as máscaras profissionais, cirúrgicas e de saúde, por isso que a gente deixa essas para quem mais se expõem ao vírus, que são os profissionais de saúde, mas elas protegem o suficiente para a gente evitar tossir, mandar… minha lâmpada tá caindo…
Atila, então, corre como se estivesse vindo em direção à câmera.
(Atila fala)
E caiu de vez.
A imagem volta para Atila no mesmo local onde estava no início do vídeo.
(Atila fala)