ícone vermelho ilustrativo com linhas brancas dentro que simbolizam um casal de idosos.

descrição e objetivo do curso

O envelhecimento populacional vem se apresentando como um fenômeno no Brasil e no mundo. Neste sentido, o Curso Multidisciplinar para Cuidados de Idosos se destina a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que completaram o ensino fundamental, interessados em prestar cuidado de qualidade a idosos com variados graus de dependência física ou mental. Para tanto, o aluno será instrumentalizado quanto ao universo do envelhecimento de forma a ter uma visão global do idoso e seu meio, incluindo os aspectos biológicos, psíquicos e sociais.

objetivos pedagógicos:

- Identificar as características presentes no processo de envelhecimento;

- Prestar cuidado de qualidade dentro de seu espectro de atuação.

 

carga horária:

20 Horas

 

público alvo:

Auxiliares de enfermagem e leigo com idade igual ao superior a 18 anos que completaram o ensino fundamental.

 

programa:

- Módulo 1 - O Processo de Envelhecimento e o Papel do Cuidador (Reserva Funcional dos Órgãos, Funcionalidade, Idoso Robusto X Idoso Frágil e Papel do Cuidador: empatia e Respeito com o Idoso).

 

- Módulo 2 - Envelhecimento e Doença 1 (Sinais de Alerta: Solicitando a Ajuda Médica, Riscos de Medicação sem Orientação Médica, Ministrando os Medicamentos, Seguindo Corretamente a Receita Médica, Organização e Estoques, Prevenção de Quedas, Auxílio à Marcha, Transferências, Posicionamento em Cadeiras e no Leito, Alongamentos e Cuidados com a Pele).

 

- Módulo 3 - Envelhecimento e Doença 2 (Demências: Conceitos, Principais Alterações de Comportamento - Banho - Agitação/Perambulação - Agressividade - O não Reconhecimento do Ambiente e Alimentação Oral: principais problemas - Recusa Alimentar - Engasgos: O que é disfagia e como prevenir - Medicamentos - Alimentos Sólidos - Alimentos Líquidos)