icone verde ilustrativo com traços branco que representam o formato do Pulmão.

objetivo do curso

Abordar os conceitos fisiopatológicos mais relevantes, as indicações de ventilação mecânica, o manejo de vias aéreas e os modos ventilatórios básicos e avançados. Também daremos enfoque às complicações da ventilação mecânica e como evitá-las, sobretudo lesão pulmonar induzida pelo ventilador, assíncronas e pneumonia associada à ventilação mecânica. Além disso, apresentaremos as melhores práticas ventilatórias para pacientes em condições específicas como SDRA, asma, DPOC, obesidade, portadores de doença neuromuscular e aqueles com traumatismo crânio-encefálico. Por fim, discutiremos técnicas de liberação da ventilação mecânica e traqueostomia.

objetivos pedagógicos:

Indicar adequadamente ventilação mecânica invasiva

- Conhecer o manejo adequado da via aérea de um paciente

- Realizar a programação inicial dos modos ventilatórios básicos

- Conhecer os modos ventilatórios avançados

- Compreender princípios de ventilação mecânica em condições específicas

- Reconhecer o paciente apto à liberação da ventilação mecânica

 

carga horária:

12 Horas

 

público alvo:

- Graduandos em Medicina e Fisioterapia

- Médicos residentes

- Fisioterapeutas

- Médicos, residentes, graduandos de medicina a partir do 2º ano, fisioterapeutas e graduandos de fisioterapia do último ano.

 

programa:

História da Ventilação Mecânica e da Insuficiência Respiratória

 

- História da ventilação mecânica (Insuficiência respiratória aguda, Indicações de ventilação mecânica invasiva e Controle das vias aéreas).

- Modos ventilatórios básicos (Conceitos gerais sobre funcionamento de ventiladores, Modos ventilatórios básicos: Pressão assisto-controlada, Volume assisto-controlado, Pressão de suporte e APRV e Assíncrona paciente-ventilador.